24 setembro 2012

20 filmes inspirados em obras do Stephen King

Stephen King ficou mundialmente conhecido através de seu talento para escrever livros de terror/horror, porém também se destaca por obras de outros gêneros que se tornaram filmes. Confira um breve resumo da história do autor, que completou 65 anos na sexta-feira (21/09) e a lista com os 20 filmes inspirados em obras deste renomado escritor!



Nascido no dia 21 de setembro de 1947, em Portland, é o segundo filho de Donald e Nellie Ruth. Na sua infância, King testemunha um amigo ser atropelado por um trem e, mesmo o escritor negando, muitas pessoas dizem que foi desse episódio que ele tirou inspirações para suas obras. Foi da coletânea de contos de H. P. Lovecraft  que surgiu seu amor pelo terror. King estudou Inglês na Universidade do Maine, onde escrevia uma coluna chamada "King's Garbage Truckpara o jornal estudantil e muitas de suas histórias surgiram daí. Sua primeira obra foi "Carrie, a estranha", que foi lido para sua mãe um pouco antes de sua morte. O escritor conta que o personagem Jack Torrance, de O Iluminado, foi inspirado nele mesmo por conta do alcoolismo. 



A resposta para isso é muito fácil, não existe outra coisa para a qual eu tenha nascido. Eu nasci para escrever histórias e eu amo escrever histórias. É a razão pela qual eu faço isso. Eu realmente não consigo me imaginar fazendo outra coisa e não consigo me imaginar não fazendo o que faço
Resposta de Stephen King após ser perguntado porque se tornou escritor. 












20 filmes inspirados em obras de Stephen King:


1. Carrie, A estranha (Carrie - 1976)
Baseado em um livro homônimo de Stephen King, foi a primeira obra a ser adaptada para o cinema. Dirigido por Brian de Palma, o filme conta a história de Carrie White, que vive isolada em decorrência à sua mãe, uma fanática religiosa. Carrie é ridicularizada diante de seus colegas, entretanto, eles não fazem ideia dos poderes da menina, que não pretende deixar o fato por isso mesmo. Tem como elenco: Sissy Spacek (Interpreta Carrie), Piper Laurie, John Travolta (Interpreta Billy Nolan), Amy Irving, Nancy Allen e mais. 

2. O Iluminado (The Shining - 1980)
Também baseado em um livro homônimo de Stephen King, conta a história de Jack Torrance que, durante o inverno, vai com sua família para o Colorado trabalhar como vigia em um hotel. Porém, por conta do isolamento, Jack começa a ter atitudes agressivas e seu filho ("Danny" Torrance) começa a ter visões do passado e a prever acontecimentos.  O filme é dirigido por  Stanley Kubrick e para muitas pessoas, é considerado o segundo melhor filme de Kubrick.



3. Cujo (Cujo - 1983)
Dirigido por  Lewis Teague, ficou em 58º posição na lista dos 100 filmes mais assustadores. O filme conta a história do Cujo, um adorável São Bernardo que pertence à Joe Camber e sua família. Eis que um dia, Cujo persegue um coelho nos arredores da casa da família, acaba sendo mordido por um morcego e infectado pela raiva. Após esse episódio, o cachorro mata os vizinhos dos Cambers e passa a aterrorizar a pequena cidade de Castle Rock, no Maine, onde vive.


4. Na hora da zona morta (The Dead Zone - 1983)
Produzido por David Cronenberg, conta a história do professor Johnny Smith, que sofre um acidente e passa 6 anos em coma. Após acordar, descobre que durante esse tempo perdeu tudo porém adquiriu poderes paranormais que permitem prever o futuro. A história também foi adaptada para uma série de TV (The Dead Zone ou, no Brasil, O vidente





5. Christine - O carro assassino (Christine - 1983)
O centro da história é Arnie e seu carro, um Plymouth Fury 1958 que parece ter "vida própria" e ciúmes de Arnie. O carro se vinga de todos aqueles que tentam intervir na relação dos dois. O filme é dirigido por John Carpenter e baseado em um livro homônimo de Stephen King, porém muita gente se queixa que o filme tem diferenças gigantescas em relação à história contada no livro.



6. A colheita maldita (Children of the Corn - 1984)
Dirigido por Fritz Kiersch, o filme conta a história de um menino pregador chamado Isaac Chroner, que vai para Gatlin, no Nebraska (EUA). Como a pequena cidade rural teve um péssima colheita, Isaac leva todas as crianças de lá para um milharal e conta a história da profecia de um demônio chamado "Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras". Após isso, as crianças matam brutalmente todos os adultos da cidade a passam à usa-los como sacrifício. Anos depois, um casal vai para Gatlin e percebe que não há adultos na cidade. Descobrem que quem comandou as mortes foi Isaac e que dificilmente sairão de lá vivos, já que as crianças utilizam o sangue humano em um culto para adubar a terra. O filme teve seis continuações.

7. A Incendiária (Firestarter - 1984)
Após seu pai participar de uma experiência científica na faculdade, Charlie herda o poder da pirocinésia. Após sua mãe ser assassinada, a menina e seu pai (Andrew McGee) fogem de uma misteriosa agência governamental que descobre os poderes de Charlie. A mesma agência foi responsável pela morte de sua mãe. 


8. A hora do lobisomem (Silver Bullet - 1985)
O filme foi Daniel Attias e baseado na obra "Cycle of the Werewolf" de Stephen King. Conta a história de uma cidade chamada Tarker's Mill, onde violentos assassinatos tem acontecido. A população acredita que o assassino é um psicopata, porém Marty   um menino com paralisia, de apenas 11 anos  , sua irmã e seu tio são os únicos que sabem da verdade, os assassinatos estão sendo cometidos por um lobisomem. 







9. Olhos de gato (Cats eye - 1985)
Três apavorantes histórias do mestre do terror Stephen King, interligadas por um misterioso gato. Um jogador de tênis é forçado a participar de um jogo mortal, porque tinha um caso com a mulher de um terrível mafioso. Um homem descobre que parar de fumar vai ser um pesadelo maior do que temia. E uma menina é aterrorizada por um pequeno monstro. (Retirado do site filmow.com)









10. Conta Comigo (Stand by me - 1986)
Baseado no conto "O outono da inocência - O Corpo" do livro "As quatro estações" de Stephen King e Dirigido por Rob Reiner, conta a história do escritor Gordie Lachance que recorda um fato da sua infância, no verão de 1959. Quando tinha 12 anos, Gordie e seus amigos decidem ir em um busca do corpo de um adolescente que estava perdido na mata. Diferente do que estamos acostumados, o filme conta uma história de amizade a amadurecimento. 

11. Cemitério Maldito (Pet Semetary - 1989) 
O filme é baseado no livro O cemitério, de Stephen King e conta a história da família Creed, que se muda para uma casa no interior de Maine (EUA). Após a mudança, a família fica sabendo que ao lado da casa há um cemitério de animais, utilizado por crianças que perderam os seus bichos em uma rodovia próxima e também um cemitério indígena. O cemitério tem o poder de ressuscitar os mortos, porém quando o pai da família necessita desse poder, descobre que os mortos voltam, mas bem diferente do que eram. O filme é dirigido por  Mary Lamber, mas o roteiro foi escrito pelo próprio Stephen King, que faz uma participação especial no filme interpretando um padre. Durante o livro, o autor cita várias vezes a manda Ramones. 


12. IT - Uma obra prima do medo (IT - 1990)
Há 30 anos, uma pequena cidade foi aterrorizada por ser conhecido como "A coisa", um assassino de crianças. 30 anos depois, ele reaparece em forma de palhaço (Pennywise), e quem sente sua presença é Michael Hanlon, o único de um grupo de sete amigos que continua morando na cidade. Durante a adolescência, estes sete amigos viram "A coisa" e juraram destruí-la, porém isto pode custar caro.



13. Louca Obsessão (Misery - 1990)
Baseado no conto "Angústia" de Stephen King, o filme conta a história de um famoso escritor que é resgatado de um acidente de carro por uma enfermeira e fã do escritor. Entretanto, ela descobre que o seu personagem favorito morre, e com isso passa a aterrorizar a vida do escritor Paul Sheldon.







14. Um sonho de liberdade (The Shawshank Redemption - 1994)
O filme, que rendeu sete indicações ao Oscar, é baseado no conto Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank do livro "Quatro Estações" de Stephen King. Conta a história de Andy, um homem que está condenado à prisão perpétua por matar sua esposa - apesar de falar que é inocente. Dentro da prisão, Andy é vítima de novas injustiças, porém conquista uma forte amizade com Red (interpretado por Morgan Freeman).



15. À espera de um milagre (The Green Mile - 1999)
Dirigido por  Frank Darabont, é narrado em "flashbacks" por Paul Edgecomb, um agente penitenciário que trabalha no Corredor da Morte de uma prisão na Louisiana. O filme conta a história de Paul e de seu relacionamento com John Coffey, um dos presos, que possui um dom misterioso e milagroso. 





16. Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis - 2001)
Robert Garfield (David Morse) é um fotógrafo de meia idade que após a morte de um amigo passa a relembrar seu passado, mais especificamente o verão que passou quando tinha apenas 11 anos. Foi uma época marcada pela amizade com Carol (Mika Boorem) e Sully (Will Rothhaar) e também pela chegada de um novo vizinho, Ted Brautigan (Anthony Hopkins). Robert já era órfão de pai naquela época e vivia com sua mãe (Hope Davis), sendo que a memória de seu pai se apagava cada vez mais graças à amargura de sua mãe. Entretanto, é com a amizade e atenção de Ted que Robert passa a ter uma outra visão de seu falecido pai bem como as possibilidades que a vida lhe oferecia na época. (Retirado do site adorocinema.com). O roteiro do filme é adaptado do conto Low Men in Yellow Coats do livro Stephen King goes to the movie.


17. Janela Secreta (Secret Window - 2004)
Estrelado por Johnny Depp e baseado no livro homônimo de Stephen King, o filme conta a história de Mort Rainey, um escritor que entrou em crise após descobrir que foi traído pela sua mulher. Mort se isola em busca de tranquilidade, porém um misterioso homem aparece e o atormenta, dizendo que ele plagiou um de seus melhores contos. 





18.  O apanhador de sonhos (Dreamcatcher - 2003) 
Dirigido por Lawrence Kasdan e estrelado por Morgan Freeman, conta a história de quatro garotos que ganham poderes telepáticos após salvarem um garoto com síndrome de down de um bando de vândalos. Anos depois, os garotos ficam presos em uma floresta por causa de uma nevasca e descobrem que uma força alienígena está prestes a controlar a mente da população da cidade onde moram.  


19. 1408 (2007)
O filme conta a história de Mike Enslin, um escritor especializado em livros paranormais que se hospeda no quarto 1408 do hotel Dolphin, onde várias mortes ocorreram. Apesar dos alertas do gerente sobre o quarto, Mike insiste e consegue ficar com as chaves do quarto e assim, passa por experiências terríveis. O filme faz várias referências ao número 13, entre elas a soma do título do filme (1+4+0+8=13).



20. O Nevoeiro (The Mist - 2007)
Baseado no livro "The Mist" de Stephen King, conta a história de um grupo de pessoas que fica preso em um supermercado na cidade do Maine por conta de um nevoeiro. O problema é que, quem tenta sair do local é brutalmente assassinado. 







Um comentário:

  1. Casino - KSHM
    The Poker Room 창원 출장샵 at Harrah's Philadelphia Hotel and Casino 평택 출장샵 is your go to casino 청주 출장샵 & meet spot for a great 과천 출장샵 night out, get a 남양주 출장마사지 drink, play poker and have a great time

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...