29 julho 2012

Biblioteca: Morangos Mofados.

Muita gente conhece Caio Fernando Abreu por suas frases encontradas nas mais diversas redes sociais, porém pouca gente procurou e parou para ler um livro dele. O primeiro que encontrei, na biblioteca do colégio, foi Morangos Mofados. Escrito em 1982, foi escolhido como o melhor livro daquele ano pela Revista Isto É. Neste livro o escritor apresenta contos, que são divididos em duas partes: "O mofo" e "Os morangos". 


Nome: Morangos Mofados
Autor: Caio Fernando Abreu 
Editora: Agir 
Páginas: 160

Resenha:
"Os contos de Morangos mofados mostram a fé fundamental que iluminou o projeto da contracultura. A fé que orientou o sonho cujo primeiro grande impulso vem dos 'rebeldes sem causa' de Elvis e Dean; que se define em seguida com a 'grande recusa' da sociedade tecnocrática pelo flower power ao som dos Beatles e dos Rolling Stones; e que ganha, de forma inesperada, uma nova força no momento em que Lennon declara drasticamente; o som acabou.
Os morangos de Caio têm uma irrestível atualidade. Modificando caminho percorridos, põem em cena uma possível pontuação para essa história, ou, como esclarece o conto 'Os companheiros': Uma História nunca fica suspensa, ela se consuma no que se interrompe, ela é cheia de pontos finais"


Trechos Marcantes: 
Não choro mais. Na verdade, nem sequer entendo porque digo ‘mais’, se não estou certo se alguma vez chorei. Acho que sim, um dia. Quando havia dor. Agora só resta uma coisa seca. Dentro, fora

" - Você tem um cigarro?
- Estou tentando parar de fumar.
- Eu também. Mas queria uma coisa nas mãos agora.
- Você tem uma coisa nas mãos agora.
- Eu?
- Eu."

"E de repente o rock barulhento parou e a voz de John Lennon cantou every day, every way is getting better and better."

Resenha por: Submarino.com.br
Trechos retirados do próprio livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...