30 setembro 2013

The Last of Us e Cordyceps: O fungo zumbi.


Estamos de volta, tudo lindo, tudo novo e eu não poderia deixar de fora um dos jogos que mais me chamaram atenção até agora, The Last of Us! Antes de seu lançamento, eu já havia falado nele aqui no blog, no post sobre 13 jogos de zumbis. Dessa vez não vamos apenas comentar sobre o jogo, mas também falar sobre as suas curiosidades, ou sobre a principal delas: o fato do fungo "zumbi" do jogo existir! 


Primeiramente, vamos conhecer o jogo. The Last of Us é um jogo que mistura ação e aventura, foi desenvolvido pela  Naughty Dog lançado em junho de 2013, é exclusivo para Playstation 3. O enredo do jogo se resume na sobrevivência de Joel e Ellie a um mundo pós-apocalíptico, porém totalmente diferente daqueles que estamos acostumados a ver em games/séries de zumbi. 
O responsável por todo esse caos é o fungo Cordyceps (Ophiocordyceps unilateralis), que possuí 400 espécies registradas, fora as que ainda não foram estudadas. Ataca diferentes tipos de insetos e é um fungo endoparasita, ou seja, as espécies atacadas tornam-se hospedeiros desse fungo, o que pode resultar em alterações de comportamento. Depois disso, com o hospedeiro morto, brota uma carcaça chamada ascocarpo na cabeça do hospedeiro, a qual sua única função é espalhar mais esporos e infectar outros insetos. Ainda na vida real, o fungo é utilizado como emagrecedor e também serve para melhorar a imunidade do organismo, devido as suas propriedades medicinais.
Efeito do fungo em uma aranha.
No jogo, alguma espécie desse fungo foi capaz se infectar humanos e tomar proporções gigantescas, causando o apocalipse. Em humanos, o fungo desempenhou o mesmo papel que nos insetos, a pessoa começa a ter mal estar, fortes dores de cabeça e febre alta, e em até 48h se transforma. Diferente do que vimos em zumbis, a mordida de um infectado pelo fungo só é capaz de transformar caso a pessoa não morra, se ela morrer não volta, se ela conseguir escapar após uma mordida, aí sim ela se transforma. 
Os produtores do jogo se inspiraram no fungo para criar a causa da contaminação em The Last of Us após assistirem a um documentário do Planet Earth (convenhamos que a ideia foi ótima, e assustadora!)

Conheça um pouco mais sobre o The Last os Us:









4 comentários:

  1. Que assustador, hein? Acho que só a palavra zumbi já me dá certo medo.. Haha.
    Ótimo post, ideia boa a deles.. ^^
    Seguindo <3!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assustador mesmo! hahaha segui também Lanna, obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  2. Já ouvi falar desse jogo e é muito bom !!! Gostei da postagem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom meeeeeeeesmo! Obrigada pelo comentário Paloma :) beijos.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...