05 agosto 2012

Biblioteca: A hora da estrela, Clarice Lispector.

Clarice Lispector é mais uma daquelas escritoras famosas em redes sociais, porém que pouca gente conhece as obras. Conheci a autora através de recomendações de livros no colégio e fui procurar informações sobre ela e sobre o que escreve, o que me fez ficar entusiasmada foi o fato de que Clarice Lispector nasceu na Ucrânia (sou descendente de Ucranianos) e foi naturalizada brasileira. Enganados os que pensaram que ela é Ucraniana. Ela é judaica e seus pais estavam na Ucrânia por causa da perseguição aos judeus na Guerra Civil Russa. "A hora da estrela" foi o primeiro livro de Clarice que li, é narrada por um escritor fictício, Rodrigo S.M. (A própria Clarice Lispector) que também é um personagem e conta a história de Macabéa, uma retirante que vai para o Rio de Janeiro e acaba descobrindo que tem uma doença grave.
"O livro possui duas temáticas: é uma obra sobre a vida de uma retirante na cidade grande, mas também uma reflexão sobre o papel do escritora na sociedade antiga."
Nome: A hora da estrela
Autor(a): Clarice Lispector
Editora: Rocco
Páginas: 88

Resenha: (Pode conter SPOILER)
O romance narra as desventuras de Macabéa, uma moça sonhadora e ingênua, recém-chegada do Nordeste ao Rio de Janeiro, às voltas com valores e cultura diferentes. Macabéa leva uma vida simples e sem grandes emoções. Começa a namorar Olímpico de Jesus, que não vê nela chances de ascensão social de qualquer tipo. Assim sendo, abandona-a para ficar com Glória (colega de trabalho), cujo pai era açougueiro, o que sugeria ao ambicioso nordestino a possibilidade de melhora financeira. 
Sentindo dores constantes, Macabéa vai ao médico e descobre que tem tuberculose, mas não conta a ninguém. Glória percebe a tristeza da colega e a aconselha a buscar consolo numa cartomante. Madame Carlota prevê um futuro feliz, que viria de um estrangeiro que ela conheceria assim que ela saísse daquela casa, homem louro com quem casaria. De certa forma, é o que acontece: ao sair da casa da cartomante, Macabéa é atropelada por uma Mercedes amarela guiada por um homem loiro e cai no asfalto onde morre.


 Wikipedia


Trechos Marcantes:
"Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados."
"Enfim, descobrimos, agora, que tudo começa e acaba com um sim. Também é preciso coragem para morrer, silêncio para ouvir o grito da vida."
"... já que sou, o jeito é ser."
"Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta, continuarei a escrever. (...) Pensar é um ato. Sentir é um fato."


Postado originalmente em Chega de Clichê. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...